O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que a raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para asaúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.
Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL. (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sanguíneos).
O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncer / cancro, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.
Envelhecimento
Um dos interessantes efeitos notados nas pesquisas com resveratrol, foi no envelhecimento. Resveratrol foi capaz de aumentar a expectativa de vida de leveduras e vermes, dependente da atuação da proteína Sirtuína Sir2. Ratos em laboratório, que receberam uma dieta hiper-calórica, viveram 20% a mais comparados com os demais ratos que não ingeriram o resveratrol. Por fim, foi mostrado que para um grupo de humanos obesos, a suplementação de resveratrol por 30 dias teve efeitos benéficos na pressão sistólica e diminuíu os níveis de glicose e lipídeos circulantes no sangue.
Conheça o Resveratrol
O Resveratrol é uma substância encontrada na casca da uva vermelha e presente, em vários derivados deste fruto, como por exemplo, o vinho tinto. Descoberto há algumas décadas, esta substância atrai os olhares da mídia e da comunidade científica devido à suas propriedades benéficas que funcionam como um ótimo medicamento natural preventivo para várias doenças e ainda auxilia na longevidade celular.
Onde é encontrado?
O Resveratrol é uma substância encontrada em muitos alimentos, como na casca de uvas escuras e até mesmo no amendoim, mas é no vinho tinto que a substância se mostra mais sóluvel.
Pesquisadores acreditam que em determinada fase do processo de fabricação do vinho tinto, que o resveratrol, é de alguma forma ativado e sua ação potencializada.
Benefícios do Resveratrol
- Anti idade - retarda o envelhecimento (Cerebral, Muscular e Cardíaco)
- Evita acúmulo de colesterol;
- Diminui risco de doenças cardiovasculares;
- O resveratrol combate dores articulares;
- Prevenção da doença de Alzheimer;
- Aumenta a resistência de fibras colágenas;
- Inibi a formação de radicais livres;
Contra indicações do resveratrol
Trata-se de uma substância em constante estudo que ainda não possui contra indicações formalizadas. Não existem relatos de efeitos adversos no uso do resveratrol, porém, conhecidas propriedades anticoagulantes podem agravar casos hemorrágicos.
Principais propriedades do resveratrol
O resveratrol possui comprovadas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e, segundo estudos recentes, pode prolongar a longevidade celular em até 40% se consumido diariamente.
Como o resveratrol age no organismo?
O resveratrol funciona no retardamento do envelhecimento celular através da ação de antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo e evita diversas doenças relacionadas ao sistema circulatório.