AVALIAÇÃO FÍSICA
AVALIAÇÃO FÍSICA

Nos dias de hoje, não se questiona mais os inúmeros benefícios que o exercício físico pode trazer ao indivíduo, nos âmbitos físico, mental, social e profissional.

Entretanto, observa-se com freqüência, indivíduos aderindo à prática sem qualquer cuidado e orientação profissional. Semelhante a quantidade de benefícios podem ser os prejuízos à saúde do praticante se seu programa de exercícios não for prescrito, considerando suas características individuais (iniciais e periódicas). Além de danos à saúde o indivíduo pode simplesmente não alcançar seus objetivos, ou adiá-los, por falta de direcionamento do seu programa de treinamento.

Para evitar todos estes problemas e transformar a pratica de exercícios físicos em uma prática segura e eficiente, seja na busca pela melhor saúde, estética, performance ou reabilitação física, deve-se realizar uma avaliação física antes e durante o processo de treinamento físico. Desta forma podemos maximizar os resultados e evitar o excesso de treinamento.

Os itens essenciais que compõe uma avaliação física funcional são: avaliação do estresse geral e ocupacional, dores e desconfortos corporais, grau de flexibilidade por articulação, desequilíbrios musculares e desvios de postura, composição corporal (% de gordura, pesos muscular, ósseo, residual e gordura), pressão arterial, capacidade cardiopulmonar e força dinâmica.

Com os resultados desta avaliação pode-se periodizar o treinamento físico (metodologia de treinamento que traz melhores resultados em um menor período de tempo).