P R O T E Í N A S
A proteína é feita de aminoácidos, que são os blocos básicos de construção do músculo. A proteína é um dos suplementos mais populares, e deve ser um grampo na dieta de cada atleta. A proteína está disponível em forma de pó que é misturado com a forma de barras de líquido (geralmente água ou leite) ou conveniente.
Dosagem: 1-2 gramas de proteína para cada quilo de massa corporal (tomado durante todo o dia). Por exemplo, se você pesa 175 quilos, que seriam necessários entre 175 e 350 gramas de proteína por dia.
Existem cinco tipos principais de proteínas:
1. Whey protein é isolado do soro de leite, que é o material líquido criado como um sub-produto durante a fabricação do queijo. É absorvido rapidamente - em 30 minutos. Isso torna a melhor opção para pós-treino.
2. Caseína (leite). A caseína é absorvida muito mais lentamente - cerca de 2-8 horas. A caseína é melhor tomar antes de deitar, ele é absorvido, enquanto você dorme.
3. Ovo (albumina). proteína do ovo é absorvido em um ritmo médio, tornando-se uma boa opção para qualquer hora do dia.
4. Soja. A proteína de soja é derivada de plantas completamente, por isso é uma escolha popular entre os vegetarianos. A soja também tem benefícios de saúde para as mulheres.
5. Misturas. Muitos produtos estão disponíveis, que contêm uma mistura de dois ou mais tipos de proteína, estas misturas são projetados para ser tomada a qualquer momento durante o dia.
Além disso, cada tipo de proteína cai em uma das duas categorias principais:
a) Low Carb: Para aqueles que estão tentando perder ou manter peso.
b) Peso Gainer: Para aqueles que estão tentando aumentar acima e ganho de peso
TIPOS DE WHEY PROTEIN ENCONTRADOS X FUNÇÕES
WHEY PROTEIN ISOLADA MICROFILTRADA
Esta forma de proteína contém baixíssimas concentrações de lactose e gordura e contém também 90% de proteína. É extraída por membrana cerâmica através de um processo cross-flow de microfiltração. São várias formas de microfiltração. E introduzida também uma substância chamada glicomacropeptídeo (GMP) que é uma das substâncias bioativas do soro e é formada por 64 aminoácidos. Sua assimilação é facilitada.
WHEY PROTEIN CONCENTRADA DO SORO BIOATIVO
Sua extração permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo, pela reparação tecidual, pela recuperação muscular e pela liberação dos hormônios IGF I, TGF – B1 e TGF – B2 além de outros aminos considerados essenciais.
WHEY PROTEIN HIDROLISADA
Essa proteína é extraída através de um processo chamado hidrólise enzimática o que confere a essa matéria prima, o título de proteína de maior velocidade de absorção dentre todas as wheys assimiladas no músculo. Ela tem 92% das proteínas alcançada no processo de extração.
WHEY PROTEIN ISOLADA ION EXCHANCE
Esta proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.
WHEY PROTEIN CONCENTRADO
É conhecida também como lactoalbumina, e é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 amino ácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Esta whey é rica também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos. ***Informação baseada nos informativos dos laboratórios.
ALGUNS DETALHES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS QUANDO FOR ESCOLHER A SUA WHEY
É preciso ficar atento também a alguns detalhes quando for escolher a sua whey protein na loja. O primeiro deles é olhar nos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote. Por exemplo Ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame. Não contém Glúten Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein Isolada. Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, isolado ou de outra forma.
Existem wheys que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem espertos. Outro fator muito interessante é verificar que tipo de adoçante é utilizado no seu whey. No nosso exemplo ele é adoçado comsucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importadas e é considerado o melhor adoçante do mundo. Em outros, na sua maioria de origem nacional, verifica-se aspartame, glúten e outras porcarias.
Agora, uma coisa importante também, é calcular a porcentagem de proteína no seu whey onde o calculo é muito simples e feito da seguinte forma: Você irá dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo: Whey 24g de proteínas a cada 32g do produto. 24/32 = 0,75 Seu whey é 75% proteína. Simples não? Mas é muito importante esse tipo de informativo ao pessoal. O pessoal que vai comprar whey anda muito preocupado na quantidade de proteína por dose, porém, os mesmos não se atentam a economia quanto a quantidade de proteínas em cada dose. Explico melhor, qualquer whey pode ter 50g de proteína por dose, o que vai diferenciar é a CONCENTRAÇÂO. Uma whey com 50g de proteína, mas a cada 100g de produto é uma whey pouco concentrada, e algumas marcas se aproveitam e usam isso como tática de marketing pois te vendem um whemaltodextrina te iludindo colocando no pote 50 gramas de proteína por dose. Aliás, existe um hipercalórico de uma marca nacional MUITO conhecida ai que coloca em seu rótulo que tem 70g de proteína por dose, a qual quando fazemos o cálculo, o mesmo só da 45g e são 120g de produto ainda.