PERSONAL INFANTIL
PERSONAL INFANTIL





O Programa de Personal Infantil consiste em uma Avaliação e Orientação Física (Composição Corporal – Postura – Capacidade Cardiopulmonar) anual, durante a fase escolar, com o principal objetivo de identificar possíveis distúrbios em relação à composição corporal (percentual de massa gorda e massa magra), desvios da postura corporal (principalmente a coluna vertebral) e déficit na capacidade cardiopulmonar (principal indicador da aptidão física). Dessa forma, pode-se classificar indivíduos ou grupos de risco, e através de atendimentos personalizados, orientar alunos, pais e professores, elaborando programas preventivos ou até mesmo interventivos no contexto escolar.

A aptidão física na infância e adolescência considera que: a avaliação do condicionamento físico é uma visível e importante parte do programa de aptidão física. Escolas, comunidades, estados e organizações nacionais devem adotar uma aproximação lógica, consistente e científica sobre a avaliação da aptidão física e também da postura e composição corporal. O foco da avaliação física deve ser relacionado à saúde, em vez de ser relacionado à forma. A aptidão física, a boa postura, assim como uma boa relação entre o % de gordura corporal e o peso muscular são fatores importantes durante toda a vida (da infância a velhice) para desenvolver e manter a capacidade funcional para as demandas vitais e à promoção e manutenção da saúde.

Quais são as Atividades desenvolvidas neste Programa?

GRUPO 1

Avaliação da composição corporal (determinação dos pesos muscular, ósseo, residual e gordura, assim como o % de gordura, a carência de massa magra e o peso corporal recomendado); avaliação postural e de flexibilidade (identificação dos possíveis desvios de postura e desequilíbrios musculares; classificação do grau de movimento das articulações do ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tronozelo); avaliação da capacidade cardiopulmonar (teste especifico para crianças em bicicleta eletromagnética para identificação da aptidão cardiorespiratória e classificação com referências recomendadas).

GRUPO 2

Relatórios individuais e estatísticos sobre os testes e medições realizadas. Orientação individual e em grupo (crianças, pais, professores e escola) sobre os resultados levantados.

GRUPO 3

Realização de palestras e entrega periódica de artigos sobre os temas composição corporal, postura e capacidade cardiopulmonar e outros como qualidade de vida, saúde, alimentação, atividade física, etc.

GRUPO 4

Desenvolvimento de programas de intervenção com o objetivo de melhora dos itens identificados nas avaliações.

TRABALHOS COM:
- OBESIDADE INFANTIL
- SÍNDROME DE DAWN
- INICIAÇÃO ESPORTIVA
- HIPERATIVIDADE (FALTA DE CONCENTRAÇÃO)
- SEDENTARISMO (MUITA INTERNET E VIDEO GAME)

ATIVIDADES:
- NATAÇÃO
- FUTEBOL
- JUDÔ
- BEACH SPORT (BRINCADEIRAS NA PRAIA)
- REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS)
- JOGOS DAS VALÊNCIAS FÍSICAS
- ALONGAMENTOS
- TREINOS DE RESISTÊNCIA
- TREINOS DE FORÇA COM O PRÓPRIO PESO CORPORAL