A funcionalidade está presente em todos os momentos da evolução humana. O homem sempre precisou desempenhar com eficiência as tarefas do dia-a-dia, garantindo assim a sobrevivência em situações extremamente adversas.
Com a evolução tecnológica, a facilidade e o conforto para a realização de ações que antes eram essencialmente físicas tornaram o homem menos funcional.
O Treinamento Funcional tem como objetivo resgatar, através de um programa de treinamento individualizado e exclusivo, a funcionalidade do homem moderno, independente do nível de condições físicas que ele desempenha e se encontra no momento.
São usados para este programa, exercícios que se relacionam com a atividade específica do indivíduo, transferindo seus ganhos de forma efetiva para o seu dia-a-dia. O Treinamento Funcional torna a performance (fator restrito até então ao treinamento de atletas) acessível a qualquer indivíduo. Qualidades como força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência são integradas de forma a proporcionar ganhos significativos de performance para o indivíduo em sua atividade específica.
O Treinamento Funcional se adapta a qualquer programa e objetivo de treinamento. A questão estética é considerada importante, mas vista como conseqüência do treinamento e não como objetivo.
A diferença do Treinamento Funcional em comparação a qualquer outro treinamento é que ele não só treina os músculos e sim os movimentos multi-articulares e multi-planares com o envolvimento da propriocepção.
O Treinamento Funcional
O Treinamento Funcional